top of page

Aprenda a blindar seu celular de vírus e bandidos digitais

Se você tem celular com internet, tenha em mente que bandidos digitais vão tentar, a todo custo, inserir vírus em seu aparelho, com o intuito de capturar dados pessoais, do internet banking e até fotos para lhe ameaçar.

Portanto, para não ser ludibriado, aprenda a operar o celular de forma segura.

É bastante comum se receber e-mails ou torpedos com ofertas imperdíveis e prêmios mirabolantes. Jamais abra anexo ou acesse link que não tenha confiança plena. Assim como você não abre a porta de casa para pessoa estranha, não permita que criminosos virtuais entrem em seu computador portátil. Também é muito comum receber e-mails de bancos ou instituições do governo, tais como INSS e Receita Federal, solicitando recadastramento.

Não se desespere; não tome nenhuma atitude sem antes refletir. Entendo que órgãos públicos não pedem esse tipo de informação pela internet. Exclua e bloqueie imediatamente o remetente do e-mail malicioso.

Outra estratégia usada pelos marginais digitais, é o envio de fotos e vídeos sensuais, engraçados ou com sátiras a políticos. A curiosidade faz com que muitos internautas acessem essas imagens sem antes verificar quem está mandando o presente surpresa, possibilitando, assim, que vírus penetrem em seus celulares, tabletes ou computadores de mesa.

Em alguns casos, é introduzido o chamado “vírus espião”, que irá vasculhar todo o conteúdo do seu equipamento e surrupiar o que desejar. O pior, é quando usam seu próprio aparelho para mandar mensagens a seus amigos pessoais. E se você receber mensagem, mesmo de amigo, com o link de um aplicativo para baixar?

Você teria a cautela de entrar em contato com a pessoa conhecida para se certificar se foi ela mesmo que lhe enviou a sugestão?

Sempre que for baixar aplicativo, verifique se o link é da loja oficial do Android (Google Play) ou iOS (Play Store).

Lembre-se que seu amigo pode ter tido o aparelho infectado com a finalidade de disseminar links contaminados. Além de se ter conduta segura na internet, é importantíssimo instalar antivírus no celular e atualizar sempre os aplicativos, criando, dessa forma, uma barreira invisível, como se fosse uma parede blindada.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Novo roteiro do falso sequestro por telefone

Tenho alertado, insistentemente, o amigo leitor, sobre os cuidados necessários ao se atender telefone fixo ou celular, pois a quantidade de golpes a que se está sujeito é impressionante, e a cada dia

Novo Crime: "Big Brother" via celular

O aparelho eletrônico mais vendido no Brasil é o telefone celular. Seu uso é extremamente democrático; foi adotado por pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais. Crianças com 10 anos ou men

Nova estratégia do falso sequestro

A presente matéria é um alerta para os leitores que possuem telefones celulares. O golpe do "falso sequestro", que já fez milhares de vítimas em todo Brasil, tem sido remodelado, constantemente, pelos

bottom of page