top of page

Atenção: bandidos querem invadir sua casa pelo telefone

Recebi mensagem de seguidor do Facebook que quase foi vitima de um golpe pelo telefone que poderia ter acabado em assalto à mão armada. Observe o relato:

"Recebi telefonema de uma pessoa que dizia ser funcionária de meu provedor na internet. Ela se propunha a aumentar a segurança de minha conexão na rede. No começo acreditei que tratava-se mesmo de telemarketing oficial da empresa, mas no decorrer do papo fui desconfiando e terminei a conversa. A mulher, muito educada, sabia muitos dos meus dados, tais como: nome, número do telefone fixo, data de nascimento, os três primeiros dígitos do CPF e até meu endereço completo. O que me chamou a atenção e me levou a duvidar, foi o meu e-mail, que ela citou errado em uma letra. Continuei a dar atenção, mas a tal funcionária queria agendar uma data para envio de um "técnico" em minha casa, para reparos. Ante isso, retruquei: “Mas não estou com problemas com o provedor”. Imediatamente a tal operadora de telemarketing engasgou e disse: “Desculpe, me expressei mal, não se trata de conserto e sim atualização do sistema em seu computador”. Tive, então, certeza que era golpe. Apesar de não ter sido vítima desses marginais, confesso que ainda estou preocupadíssimo, pois eles têm todos os meus dados e querem assaltar minha residência”.

Respondi a mensagem do amigo de rede social, dizendo:

“Primeiramente, você deve registrar Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia mais próxima de sua casa. Leve o número telefônico que os criminosos usaram para entrar em contato com você”.

A resposta do internauta foi desanimadora:

“Infelizmente, o telefone fixo da minha casa não tem identificador de chamadas”.

Amigo leitor, antes de confirmar visita de algum prestador de serviço em sua casa ou trabalho, peça o nome completo e telefone da pessoa que fez a ligação. Ato contínuo, ligue para a empresa através do telefone oficial, que você consegue no site da firma, e confirme a veracidade do telefonema que recebeu.

Desconfie sempre de qualquer telefonema desejando seus dados, oferecendo algum tipo de vantagem ou prêmio. Fique atento e lembre-se que a situação mais perigosa é o envio de técnico para sua casa.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Novo roteiro do falso sequestro por telefone

Tenho alertado, insistentemente, o amigo leitor, sobre os cuidados necessários ao se atender telefone fixo ou celular, pois a quantidade de golpes a que se está sujeito é impressionante, e a cada dia

Novo Crime: "Big Brother" via celular

O aparelho eletrônico mais vendido no Brasil é o telefone celular. Seu uso é extremamente democrático; foi adotado por pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais. Crianças com 10 anos ou men

Nova estratégia do falso sequestro

A presente matéria é um alerta para os leitores que possuem telefones celulares. O golpe do "falso sequestro", que já fez milhares de vítimas em todo Brasil, tem sido remodelado, constantemente, pelos

bottom of page