top of page

Check List da Carteira

Check List da CarteiraTenho ministrado vários cursos em grandes empresas e bancos internacionais, sendo que o carro-chefe é o treinamento intitulado "Atitudes Seguras e Proativas para o Cotidiano". No começo da palestra eu digo a seguinte frase: "A segurança começa dentro de casa, mexendo na sua carteira". Nesse instante, vou propor ao leitor que realize várias mudanças em relação ao que carrega em sua carteira. Senão vejamos:

1) Cédula de Identidade: O volume de pessoas que perdem ou tem RG subtraído é imenso. Temos que ter mais cuidado com esse importante documento, pois se ele cair nas mãos de um estelionatário, fatalmente trocará a sua fotografia e poderá fazer compras, abrir conta em banco ou até mesmo inaugurar uma empresa em seu nome, com a intenção de obter ganhos ilícitos. Por outro lado, você já deve ter reparado que em seu RG (menos na cédula antiga), consta o número de seu CIC. Então para que portar o CIC na carteira? Por outro lado, se você não for dirigir veículo entendemos piamente que você poderá portar apenas a xérox autenticado colorida da Cédula de Identidade. Nenhuma lei brasileira obriga as pessoas a portarem RG. Somente em ocasiões especiais o porte da cédula de identidade é obrigatório, tais como, andar de avião ou ônibus, dirigir veículos automotores, abertura de conta bancária ou financiamento. Portanto, carregue seu RG original, somente quando se fizer necessário.

2) CIC: Como acabamos de dizer, seu RG já consta o número do CIC e desta forma não precisa portá-lo desnecessariamente. Tenho certeza que você não abre uma conta em banco ou uma empresa toda semana. Deixe seu CIC em casa, pois se perdê-lo poderá ter sérios problemas, se esse documento cair nas mãos de malandros.

3) CNH: A carteira de habilitação é um dos poucos documentos que não pode ser xerocopiado e nem plastificado. Com o advento do novo Código Nacional de Transito, foi inaugurada a nova CNH que vem com sua foto estampada (não dá para ser trocada, pois é escaneada) e também consta o numero do RG e CIC do motorista. Portanto, para quem já possui a nova Carteira de Habilitação, pode aposentar em casa o RG e CIC. Perceba que estamos diminuindo o volume da sua carteira pessoal. É de se frisar que a nova CNH é um documento super seguro, pois não dá possibilidade para o estelionatário substituir a fotografia. Com a nova CNH podemos andar de ônibus, trem ou avião, em substituição da Cédula de Identidade.

4) Documentos do veículo: Não porte os documentos originais de seu carro, pois se você perdê-los os receptadores poderão usá-los para adulteração de outros automóveis furtados ou roubados. A legislação de transito permite que você porte a xérox autenticado pelo DETRAN. Procure seu despachante ou Ciretran local para obter maiores informações.

5) Cartões de Crédito: Responda-me sem pestanejar: Quantos cartões você tem na carteira nesse exato momento? Você usa todos diariamente? Se a resposta foi “não”, então para que carregá-los todos os dias? A modalidade criminosa chamada de "seqüestro relâmpago" tem crescido. Como medida preventiva carregue apenas um cartão de credito na carteira e somente quando tiver certeza de usá-lo.

6) Cartão de Banco: Quantos você carrega diariamente? Se você respondeu mais que um gostaria que repensasse sobre o volume de cartões magnético que porta diariamente. O excesso de cartões de banco pode expor o correntista a sérios problemas, quando o tema é criminalidade.

Porte diariamente no máximo um cartão de débito. Programe-se para ir menos aos caixas 24 h onde os clientes tornam-se vítimas fáceis nas malhas dos ladrões. Lembre-se que os cartões de banco são "as meninas dos olhos" dos bandidos especializados na prática do seqüestro relâmpago. Infelizmente os marginais descobriram que os caixas 24h revelam a saúde financeira do correntista, expondo dados que deveriam ser sigilosos, tais como aplicações financeiras, poupança, crédito pré aprovado etc. Procure imediatamente o gerente de seu banco e peça que ele omita os dados de suas aplicações financeiras, inclusive o valor do cheque especial, nos caixas eletrônicos.

7) Talão de cheque: Crie o hábito de usar mais o seu talão de cheque, pois com isso você terá que ir menos ao seu banco ou caixa 24 horas. Muitos crimes são praticados quando os clientes deixam esses locais. A perda ou furto de um talão de cheque é facilmente bloqueada com um telefonema e como garantia deve a vitima registrar ocorrência na delegacia mais próxima. Por outro lado, você não precisa carregar o talão de cheque completo. Habitue-se a carregar duas ou três folhas de cheque, tomando a cautela de cruzá-los.

8) Dinheiro: Ao entrevistar pessoas que assistiram meus treinamentos percebi que a maioria prefere portar mais cartões de credito e de banco e menos dinheiro. Isso é absolutamente errado. Em minha pesquisa, fiz a seguinte pergunta para cerca de 80 bandidos que praticam assaltos e seqüestros relâmpagos: Qual a quantia, que se você encontrasse na carteira de uma vítima, a liberaria imediatamente? A resposta ficou em torno de 60 a 100 reais em bairros periféricos e 120 a 200 reais em regiões mais nobres. Conclusão: Se você fizer essas alterações na carteira e mudar seus hábitos em relação aos pagamentos bancários, posso garantir que você estará deixando de correr riscos desnecessários e se tornando uma pessoa muita mais segura.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Novo roteiro do falso sequestro por telefone

Tenho alertado, insistentemente, o amigo leitor, sobre os cuidados necessários ao se atender telefone fixo ou celular, pois a quantidade de golpes a que se está sujeito é impressionante, e a cada dia

Novo Crime: "Big Brother" via celular

O aparelho eletrônico mais vendido no Brasil é o telefone celular. Seu uso é extremamente democrático; foi adotado por pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais. Crianças com 10 anos ou men

Nova estratégia do falso sequestro

A presente matéria é um alerta para os leitores que possuem telefones celulares. O golpe do "falso sequestro", que já fez milhares de vítimas em todo Brasil, tem sido remodelado, constantemente, pelos

bottom of page