top of page

Como brota a mentira na vida das pessoas?

Um jovem pastor de ovelhas era o encarregado de tomar conta de um rebanho perto de um vilarejo. Por três ou quatro vezes fez com que os moradores e os donos dos animais viessem correndo apavorados ao local do pasto, sempre motivados pelos seus desesperados gritos:

"Lobo! Lobo!"

E quando eles se aproximavam do local do pastoreio, imaginando que o jovem estivesse em apuros, lá estava ele a zombar do pavor que todos estavam sentindo. Acontece que um dia o Lobo resolveu se aproximar do rebanho. Então, o jovem pastor, agora realmente tomado pelo terror e aflição, passou a gritar:

"Por favor, venham me ajudar; o Lobo está matando todo o rebanho!"

Mas, dessa vez seus gritos foram em vão; ninguém deu ouvidos aos seus apelos. Moral do Conto:

Ninguém acredita em um mentiroso, mesmo quando ele se dispõe a falar a verdade, pois na boca do mentiroso, o certo será sempre duvidoso.

Mas por que as pessoas mentem, eis a questão!

A Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, em matéria publicada em seu portal em 16.09.2016, aprofunda esse controverso tema com a seguinte explicação:

“Ninguém nasce sabendo mentir. A mentira é um comportamento aprendido por repetição ou por interpretação; se a pessoa cresceu em um ambiente cercado de mentiras, por exemplo, é muito provável que repita esse comportamento na vida adulta. Além disso, crianças que aprendem a tirar vantagens de pequenas mentiras tendem a se tornar adultos que acreditam ser necessário mentir para obter benefícios. Seja para se defender de alguma situação ou para obter ganhos, as pessoas aprendem a mentir ainda durante a infância. Por isso, é fundamental que os pais saibam educar e direcionar os filhos sobre os problemas que a mentira pode causar e como é preferível optar pela sinceridade”.

Caro leitor, lembre-se que a mentira jamais vem sozinha. Está sempre acompanhada de dezenas ou centenas de pequenas inverdades para sustentar a mentira principal, e é óbvio, as contradições virão com o passar do tempo.

Portanto, é bem mais simples ser transparente e sincero, pois a verdade, objetiva e resolutiva, encurta caminhos na vida!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Crime e as seqüelas emocionais

O diretor do Centro de Tratamento e Pesquisas de Vítimas de Crimes, da Universidade da Carolina do Sul/EUA, Dean Kil Patrick, afirma que: “Vítimas de crimes estão 10 vezes mais sujeitas do que a média

Traumas pós-violência

Você já foi vítima de um ato de violência e ficou traumatizado? A violência faz parte do mundo animal. Os predadores atacam suas presas por uma questão de sobrevivência. Todo predador tem seu dia de p

Comentarios


bottom of page