Desde cedo, os pais devem ter a preocupação de ensinar aos filhos questões relativas á segurança, tanto dentro como fora de casa. Na verdade, essa conscientização sobre o tema Segurança, desde a infância, fará com que seu filho cresça sabendo quais atitudes, condutas e cuidados que deve ter diante de uma situação de perigo.
Com isso, quando seu (sua) menino (a) atingir a adolescência, você ficará muito mais tranqüilo, quando ele (a) sair para se divertir, pois estará levando consigo uma bagagem preciosa no tocante á prevenção de segurança.
Os pais devem ter em mente que muitas vezes seus filhos ficarão em casa sozinhos e, portanto, eles serão os responsáveis pela segurança da residência. Para tanto, caberá a você orientá-los da melhor forma possível, pois eles serão uma peca fundamental á segurança de seu lar. Assim sendo é necessário que você tome algumas atitudes:
1) Mantenha próximo de seu aparelho telefônico uma lista com números telefônicos importantes, tais como: do seu emprego e do seu cônjuge, vizinhos mais chegados, Delegacia de Policia e Companhia da Policia Militar do bairro, corpo de bombeiros e resgate.
2) Ensine seu filho a usar o telefone solicitando que realizem ligações na sua frente, como meio de treinamento. Faca com que decorem e endereço e o número de telefone de sua residência, para fornecê-los á policia em uma situação de perigo. Entendemos que crianças com menos de 8 anos não devem atender chamadas telefônicas, pois são facilmente ludibriadas e podem fornecer dados importantes sobre a rotina dos pais.
3) Se você permite que seu filho utilize atenda chamadas telefônicas é importante orientá-lo a não prolongar a conversa com estranhos pelo telefone e jamais fornecer dados sobre familiares a quem quer que seja.
4) No caso de receber telefonema de estranhos, as crianças sempre devem dar a entender que o pai, a mãe ou o irmão maior estão em casa, mas não podem atender naquele momento (ex: estão dormindo, no banheiro etc.), pois assim a pessoa estranha pensara que os jovens não estão sozinhos em casa.
5) Se alguma pessoa desconhecida ligar para sua casa, desejando saber o número de telefone ou o endereço da residência, oriente seus filhos a não fornecerem tais dados. Eles devem alegar que não possuem autorização para tal.
6) A porta de entrada deve ter um olho mágico, e não deve ser aberta para estranhos em hipótese alguma.
7) Os pais devem periodicamente, testar o item segurança, passando um "trote" telefônico para verificar qual a reação dos filhos ou pedir para alguém desconhecido deles bater em sua casa e sentir a atitude da criança que ficou sozinha.
8) Os genitores também devem instruir os filhos em relação ao uso de aparelhos eletroeletrônicos tais como: aquecedor; aparelho de som, TV, fogão á gás etc., para evitar acidentes domésticos. Oriente antes, para não ter surpresas depois.
9) Se porventura surgirem vendedores, pedintes ou supostos funcionários da Cia. elétrica, Cia. telefônica etc., as crianças devem falar de longe, que não podem atender naquele momento e, no caso de insistência por parte do desconhecido, devem imediatamente fechar a porta e cortar a conversa. Lembre-se que cada membro da família é responsável pela segurança de todos.
Comments