top of page

Dicas para usar o celular com segurança

Estive em março de 2006 no Programa Conteúdo, exibido pela Rede Bandeirantes e apresentado pela âncora Liliane Ventura. O assunto abordado foi: Telefone celular é um meio seguro ou inseguro de comunicação?

Conversamos ao vivo com uma assistente do Procon de São Paulo, que confirmou o aumento de queixas contra as operadoras de telefonia celular.

Gostaria de expor o problema sofrido por um médico depois de um assalto. A vítima foi abordada por dois marginais armados quando chegava a casa. Subtraíram seu veículo, documentos, cartões de crédito, de bancos e telefone celular. Após uma semana, o telefone residencial do médico tocou às 2h da madrugada. Preocupado, pois seu filho estava viajando, o médico atendeu e uma voz sinistra fez a seguinte ameaça:

"Boa noite, aqui quem fala é o ladrão que o assaltou na semana passada. Estou com seu telefone celular e gostaria de vendê-lo ao senhor por dez mil reais".

A vítima respondeu que já havia comprado um novo aparelho e não tinha interesse na proposta formulada pelo bandido. O criminoso berra na linha:


"Não estou brincando não Doutor. Quero dez mil reais pelo celular, senão vou matar um dos seus parentes que consta na relação de telefones que descobri em seu aparelho". O médico felizmente entrou em contato com a polícia civil que acabou prendendo toda a gangue. Algumas dicas são importantes para os proprietários de aparelhos celulares:


1) Não é aconselhável manter telefones e nomes de familiares, bem como fotos, na agenda telefônica do celular, pois seria uma fonte interessante para criminosos especializados em seqüestros.


2) Jamais forneça dados particulares, como números de RG ou CPF, conta de banco, senhas, etc. pelo telefone.


3) Para evitar clonagem do celular, mantenha-o desligado nas proximidades de aeroportos e rodoviárias e, em caso de conserto, utilize apenas lojas autorizadas pelas operadoras.


4) Cuidado com o falso seqüestro pelo celular. Não caia na conversa dos criminosos que ordenam depósitos imediatos. Dirija-se imediatamente à Delegacia mais próxima e registre ocorrência.


5) O identificador de chamadas é um ótimo sistema para identificação de golpistas, trotes, ameaças etc.


6) Não incentive o uso de telefone celular por crianças.


7) Lembre-se que ao aceitar conversar com um estranho pelo celular, você pode correr o mesmo perigo de quem gosta de esticar papo com desconhecidos na rua.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Novo roteiro do falso sequestro por telefone

Tenho alertado, insistentemente, o amigo leitor, sobre os cuidados necessários ao se atender telefone fixo ou celular, pois a quantidade de golpes a que se está sujeito é impressionante, e a cada dia

Novo Crime: "Big Brother" via celular

O aparelho eletrônico mais vendido no Brasil é o telefone celular. Seu uso é extremamente democrático; foi adotado por pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais. Crianças com 10 anos ou men

Nova estratégia do falso sequestro

A presente matéria é um alerta para os leitores que possuem telefones celulares. O golpe do "falso sequestro", que já fez milhares de vítimas em todo Brasil, tem sido remodelado, constantemente, pelos

Comments


bottom of page