top of page

O crime determina o preço dos produtos no varejo?

Quando você entra numa loja e acha caro o produto que quer comprar, costuma colocar a culpa em quem?

a) Ganância do lojista

b) Imposto embutido no preço

c) Crise política

d) Desemprego

e) Criminalidade

Não sei qual resposta o leitor escolheu, mas precisa conhecer o resultado da pesquisa realizada recentemente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que apontou os crimes violentos e os gastos com segurança privada como responsaveis por pelo menos R$ 130 bilhões das despesas praticadas anualmente por empresas brasileiras.

Essa montanha de dinheiro deveria ser direcionada para aumentar a produtividade, o que geraria inúmeros benefícios às pessoas e ao país, mas acontece exatamente o contrário, sua péssima destinação torna a mercadoria brasileira mais cara para o consumidor e menos competitiva para exportação.

O alto índice de violência no Brasil, considerado um dos maiores do mundo, gera implicações econômicas sérias, à medida que amedronta empresários interessados em instalar ou aumentar a produção em nosso país.

Custo das Empresas gerado pela Falta de Segurança

4,2% do faturamento anual de empresas não-agrícolas são usados para cobrir os custos com segurança e perdas com roubo e vandalismo.

Isso chama-se custo Brasil, que nada mais é que o gasto que a iniciativa privada é obrigada a fazer em virtude da incompetência do Estado em reduzir índices criminais e garantir a ordem pública.

RESULTADO CATASTRÓFICO PARA A INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Com quase 14 milhões de desempregados e, consequentemente, queda na renda familiar, a população passa a buscar alternativas no mercado informal, que é abastecido com cargas roubadas ou contrabandeadas.

CÍRCULO VICIOSO QUE FOMENTA O ROUBO DE CARGA

Pesquisa realizada pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2016, registrou aumento significativo no roubo à empresas que atuam com transportes de cargas, sendo que a região Sudeste deteve 85,76% dos casos.

São Paulo e Rio de Janeiro foram as cidades que mais contribuíram para o crescimento do índice.

CARGAS MAIS VISADAS

1) Produtos Alimentícios

2) Cigarros

3) Eletroeletrônicos

4) Produtos farmacêuticos

5) Produtos químicos

6) Auto peças

O LADRÃO ROUBA E NÓS PAGAMOS A CONTA

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj), Fábio Queiroz, disse recentemente que o roubo de carga tem provocado prejuízos e custos que geram repasse de até 20% nos preços de alguns produtos vendidos no varejo.

A conclusão é uma só: de alguma maneira, todos nós somos vítimas da criminalidade, independente se envolvido ou não em ocorrência policial.

A primeira pessoa a ser prejudicada, é aquela que foi abordada por marginais e de alguma forma teve bens próprios ou da empresa subtraídos. Mas essa é uma análise superficial. O efeito desastroso ocorre em cadeia; o reflexo gerado pela violência urbana é grandioso. Na área financeira, o prejuízo vai direto para o bolso de cada brasileiro, que paga mais caro pelos produtos e serviços por causa da bandidagem.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Crime e as seqüelas emocionais

O diretor do Centro de Tratamento e Pesquisas de Vítimas de Crimes, da Universidade da Carolina do Sul/EUA, Dean Kil Patrick, afirma que: “Vítimas de crimes estão 10 vezes mais sujeitas do que a média

Traumas pós-violência

Você já foi vítima de um ato de violência e ficou traumatizado? A violência faz parte do mundo animal. Os predadores atacam suas presas por uma questão de sobrevivência. Todo predador tem seu dia de p

bottom of page