top of page

Segredo para não ser vítima de golpe via telefone

Existe possibilidade muito grande que você já tenha recebido telefonema com alguém do outro lado da linha desejando lhe passar um golpe. Com o advento do telefone celular, criminosos que não utilizam violência mas inteligência na prática de seu mister, criaram centrais que apelidei de “telemarketing do crime”. Seus integrantes são habilidosos e treinados para ludibriar, via telefone, pessoas desprevenidas. Se fazem passar por gerentes de bancos, funcionários de cartórios de protesto, da justiça federal, da promotoria, do INSS e de empresas privadas conhecidas no mercado.

Nesta semana recebi e-mail de internauta que quase foi mais uma vítima:

“Ontem, atendi telefonema de pessoa com voz feminina; dizia ser funcionária do meu provedor da internet. Disse que o motivo da ligação era garantir minha segurança na rede mundial de computadores. Ela sabia meu nome completo, data de nascimento e os três primeiros dígitos de minha senha. Como possuo vários e-mails cadastrados, indaguei o seguinte: quais e-mails meus vocês têm cadastrados? Nesse instante a moça ficou muda por alguns segundos e passou a dizer que não estava encontrando na tela do computador. Achei muito estranho essa resposta e disse que não tinha pressa; que ela poderia procurar com calma. Em seguida, perguntei: “Mas qual o motivo da sua ligação?”

A moça passou a explicar que gostaria de marcar envio de um "técnico" em minha casa e foi logo pedindo meu endereço completo. Naquele momento me conscientizei que era golpe e desliguei o telefone”.

Amigo leitor, o melhor equipamento de segurança para telefones fixos e celulares é o “identificador de chamadas”. Para ter segurança, é preciso confiar desconfiando. Num primeiro momento, jamais acredite em ligações desejando algum tipo de recadastramento, manutenção de serviço em sua casa, recebimento de prêmio ou etc.

Uma maneira simples e rápida para verificar a idoneidade da ligação, é pegar o número de quem ligou para você e fazer busca no Google. Se for tentativa de golpe, geralmente, o número vai aparecer em diversas páginas da internet, como envolvido em estelionato. Ligue também para a empresa ou órgão público para saber se aquele número telefônico pertence a eles e se o que estão propondo é verídico. Entre também nos respectivos sites; em muitos casos você encontrará banner chamativo no portal avisando do golpe que utiliza o nome da empresa.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Novo roteiro do falso sequestro por telefone

Tenho alertado, insistentemente, o amigo leitor, sobre os cuidados necessários ao se atender telefone fixo ou celular, pois a quantidade de golpes a que se está sujeito é impressionante, e a cada dia

Novo Crime: "Big Brother" via celular

O aparelho eletrônico mais vendido no Brasil é o telefone celular. Seu uso é extremamente democrático; foi adotado por pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais. Crianças com 10 anos ou men

Nova estratégia do falso sequestro

A presente matéria é um alerta para os leitores que possuem telefones celulares. O golpe do "falso sequestro", que já fez milhares de vítimas em todo Brasil, tem sido remodelado, constantemente, pelos

Comments


bottom of page