Existe possibilidade muito grande que você já tenha recebido telefonema com alguém do outro lado da linha desejando lhe passar um golpe. Com o advento do telefone celular, criminosos que não utilizam violência mas inteligência na prática de seu mister, criaram centrais que apelidei de “telemarketing do crime”. Seus integrantes são habilidosos e treinados para ludibriar, via telefone, pessoas desprevenidas. Se fazem passar por gerentes de bancos, funcionários de cartórios de protesto, da justiça federal, da promotoria, do INSS e de empresas privadas conhecidas no mercado.
Nesta semana recebi e-mail de internauta que quase foi mais uma vítima:
“Ontem, atendi telefonema de pessoa com voz feminina; dizia ser funcionária do meu provedor da internet. Disse que o motivo da ligação era garantir minha segurança na rede mundial de computadores. Ela sabia meu nome completo, data de nascimento e os três primeiros dígitos de minha senha. Como possuo vários e-mails cadastrados, indaguei o seguinte: quais e-mails meus vocês têm cadastrados? Nesse instante a moça ficou muda por alguns segundos e passou a dizer que não estava encontrando na tela do computador. Achei muito estranho essa resposta e disse que não tinha pressa; que ela poderia procurar com calma. Em seguida, perguntei: “Mas qual o motivo da sua ligação?”
A moça passou a explicar que gostaria de marcar envio de um "técnico" em minha casa e foi logo pedindo meu endereço completo. Naquele momento me conscientizei que era golpe e desliguei o telefone”.
Amigo leitor, o melhor equipamento de segurança para telefones fixos e celulares é o “identificador de chamadas”. Para ter segurança, é preciso confiar desconfiando. Num primeiro momento, jamais acredite em ligações desejando algum tipo de recadastramento, manutenção de serviço em sua casa, recebimento de prêmio ou etc.
Uma maneira simples e rápida para verificar a idoneidade da ligação, é pegar o número de quem ligou para você e fazer busca no Google. Se for tentativa de golpe, geralmente, o número vai aparecer em diversas páginas da internet, como envolvido em estelionato. Ligue também para a empresa ou órgão público para saber se aquele número telefônico pertence a eles e se o que estão propondo é verídico. Entre também nos respectivos sites; em muitos casos você encontrará banner chamativo no portal avisando do golpe que utiliza o nome da empresa.
Comments