top of page

“Whatsapp” Dicas de segurança para usuários

O aplicativo WhatsApp foi popularizado rapidamente por usuários de smartphones. Muita gente deixou de enviar e mails e de usar própria linha celular, pois o citado mensageiro instantâneo possui diversas funções que nos ajuda tanto na esfera profissional como na sentimental.

Por outro lado, é importante salientar que os usuários desse espetacular sistema devem tomar algumas cautelas, pois os bandidos digitais também estão usando o WhatsApp para obter ganho de maneira ilícita.

O que você faria se recebesse mensagem de número que não conhece, te oferecendo cupom de R$ 500,00 para ser usado na rede de cafeterias Starbucks?

Se você mostrou empolgação, tenho uma péssima noticia, pois trata-se de golpe. Muita gente acabou acreditando nessa “promoção” e aceitou as condições.

Na primeira etapa, para ter direito ao citado bônus é solicitado que o usuário compartilhe a mensagem com outros dez contatos do WhatsApp, fazendo com que a campanha criminosa se alastre. Em seguida é solicitado nome completo e endereço de e-mail. Outro ponto negativo é que os ciber golpistas passam a ter acesso também a foto do usuário exposta no aplicativo. Com todas essas informações pessoais das vitimas os criminosos podem usá-las para enviar outros elementos maliciosos, como spam, phishing ou malware na rede mundial de computadores.

Portanto algumas dicas de segurança são importantes:

1)Jamais acredite em prêmios ou vantagens surpresas ofertadas por desconhecidos. Antigamente golpistas vendiam “bilhete premiado”. Atualmente eles aguçam a ganancia das pessoas com casas, carros, tablets, vale compras e etc.

2) Oculte sua foto de perfil e proteja as suas informações no WhatsApp para pessoas desconhecidas e não cadastradas por você. Vou te ensinar o passo a passo. Acesse o menu “Privacidade” e depois edite o item “Foto do Perfil” para “Ninguém”, limitando apenas para sua lista de amigos. Dessa forma, mesmo que o desconhecido descubra seu número do celular, não vai conseguir acessar a foto cadastrada no aplicativo.

3) Use senha para proteger o WhatsApp. Para obter esse recurso de segurança é so baixar o app Whatsapp Lock ou o WhatsLock,

4) Oculte fotos e vídeos que recebe no mensageiro. O WhatsApp permite que os usuários salvem automaticamente todas as fotos e vídeos recebidos nas conversas. Aconselho você desativar essas funções. É muito fácil, acesse o item “Opções de conversas” no menu e depois siga para o item “Download automático de mídia”.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Novo roteiro do falso sequestro por telefone

Tenho alertado, insistentemente, o amigo leitor, sobre os cuidados necessários ao se atender telefone fixo ou celular, pois a quantidade de golpes a que se está sujeito é impressionante, e a cada dia

Novo Crime: "Big Brother" via celular

O aparelho eletrônico mais vendido no Brasil é o telefone celular. Seu uso é extremamente democrático; foi adotado por pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais. Crianças com 10 anos ou men

Nova estratégia do falso sequestro

A presente matéria é um alerta para os leitores que possuem telefones celulares. O golpe do "falso sequestro", que já fez milhares de vítimas em todo Brasil, tem sido remodelado, constantemente, pelos

Comments


bottom of page